Live da EdUERJ discute teoria e história do liberalismo francês

Transmissão online acontece nesta quinta-feira (29)

Em 26/10/2020 13:31
Atualizado em 26/10/2020 16:31

Notícia por ABEU

Live da EdUERJ discute teoria e história do liberalismo francês

Nesta quinta-feira, 29 de outubro, a EdUERJ realiza a live de lançamento do livro "A liberdade na república dos modernos: Teoria e História do Liberalismo Político Francês (1789-1848)". A transmissão ocorre às 17h, pelo Facebook da EdUERJ, reunindo o autor, professor Paulo Henrique Cassimiro, e também os professores Christian Lynch (IESP-UERJ), Cícero Araújo (USP) e, como mediador, o editor executivo da EdUERJ, João Feres Junior.

O livro de Paulo Cassimiro analisa a produção intelectual que emerge da vivência de pensadores que acompanharam eventos cruciais da história da França, compreendidos entre a revolução de 1789 e a restauração, concluída em 1848 com a revolução de 22 de fevereiro. As reflexões de escritores como Madame de Staël, Benjamin Constant e Alexis de Tocqueville ajudaram a moldar muitos dos conceitos que constituem o que se atende hoje por liberalismo. Mas seria o liberalismo de outrora igual ao de nossos dias? Essa live propõe um debate que tangencia passado, presente e futuro.

A iniciativa é uma indicação para os interessados em ciência política e em aspectos inerentes ao desenvolvimento de história e economia da sociedade ocidental contemporânea. A obra está disponível para compra no site da EdUERJ. 

 


Tags da postagem

eduerj live ebook e-book