Obra da Editora da UFBA vence Prêmio Thomas Skidmore

"Temores da África", de Luciana Brito, foi o vencedor

Em 29/04/2019 10:36
Atualizado em 29/04/2019 19:10

Notícia por ABEU

Obra da Editora da UFBA vence Prêmio Thomas Skidmore

"Temores da África: segurança, legislação e população africana na Bahia oitocentista", de autoria de Luciana da Cruz Brito, publicada pela EDUFBA, foi a obra vencedora do Prêmio Thomas Skidmore Edição 2018. 
Na obra, a autora estuda e relaciona dois eventos que projetaram sombra duradoura sobre os temas da escravidão e do racismo no século XIX: a lei de abolição do tráfico negreiro de 1831 e a repressão aos africanos libertos, que se dava através da aplicação de leis que tinham por objetivo controlar e punir a população africana da Província. 

A premiação homenageia o importante brasilianista norte-americano e professor emérito da Brown University, consistindo na seleção e publicação, nos Estados Unidos da América, de um livro autoral já publicado no Brasil, cujo financiamento no valor de U$5.000 (cinco mil dólares) é custeado pela Brazilian Studies Association (BRASA).


Tags da postagem

Edufba Premio escravidao historia Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação thomas skidmore