Primeiro fim de semana da Bienal é marcado por lançamentos no estande da ABEU

A 24ª Bienal do Livro de SP se iniciou na última sexta-feira, 26.

Em 29/08/2016 14:42
Atualizado em 29/08/2016 15:16

Notícia por ABEU

Primeiro fim de semana da Bienal é marcado por lançamentos no estande da ABEU

O coquetel de abertura oficial do estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias – ABEU na 24ª Bienal do Livro SP aconteceu no dia 26 de agosto, na última sexta-feira. O presidente da Associação, Marcelo Di Renzo, discursou para o público presente sobre a importância da cultura brasileira em uma festa do livro, que conseguiu reunir tantas editoras apesar do cenário de dificuldades das universidades brasileiras. 

No mesmo dia, aconteceu o lançamento da Coleção Nordestina, com três novos livros publicados por três editoras universitárias associadas do Nordeste. A Edufba, representada por sua diretora, Flávia Goulart Rosa, lançou a segunda edição do livro "A Praia: espaço de socialidade", do baiano Thales de Azevedo; a diretora da Editus, Rita Virginia Argollo, apresentou a obra "Histórias dos mares da Bahia", do itabunense Cyro de Mattos; e, por fim, "O Holocausto", escrito pelo paraibano Pedro Américo de Figueiredo e Mello, publicado pela Edufpb, também foi lançado e apresentado ao público pela diretora Izabel França de Lima.

A Editora Unifesp também aproveitou o primeiro dia da Bienal para realizar o lançamento da nova livraria virtual e introduzir ao público sua nova fase de trabalho comercial, editorial e administrativo. Como resultado de uma consultoria dada pelo Profº José Castilho Neto, ex-secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e após atingir a marca de 100 títulos publicados, a Editora Unifesp decidiu se reinventar e tentar a sua recolocação no mundo da edição universitária com novas iniciativas editoriais, em sintonia com a diversificação da pesquisa acadêmica internacional e a produção científica da Universidade Federal de São Paulo.

Além do seu relançamento, a Editora Unifesp ainda aumentou o seu catálogo de títulos com quatro novas obras. Elas são: "Formas do Teatro de Comédia: a obra de Oduvaldo Vianna", de Wagner Martins Madeira; "A História da Democracia: um ensaio sobre a libertação do povo", de John Dunn; "Lições para o homem casado – Portugal – séculos XIV- XVI", de Leandro Alves Teodoro; e "Sociologia e superfície: uma leitura dos escritos de Siegfried Kracauer até 1933", de Patrícia da Silva Santos. O lançamento coletivo contou com a presença dos autores dos livros.

A Bienal acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de segunda a sexta, das 9h às 22h, e ao sábado e domingo das 10h às 22h – excepcionalmente no dia 04 de setembro, o funcionamento será das 10h às 21h. O evento reúne cerca de 480 marcas, entre editoras, livrarias e distribuidoras do país, com expectativa de receber aproximadamente 700 mil visitantes neste ano.


Tags da postagem

24 Bienal de Sao Paulo ABEU coleção nordestina Edufba Editus editora unifesp Nível de Informação Nível de Comunicação Cosmopolitismo / Idiomas Utilidades edufpb