Repositórios virtuais da Embrapa tiveram mais de 4 milhões de downloads em 2015

Alice e Infoteca-e são os acervos científicos e tecnológicos virtuais da Embrapa

Em 22/03/2016 10:44

Notícia por ABEU

Repositórios virtuais da Embrapa tiveram mais de 4 milhões de downloads em 2015

Os repositórios de acesso aberto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Acesso Livre à Informação Científica (Alice) e Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e), obtiveram juntos mais de 4 milhões de downloads de documentos e publicações em 2015.

O Alice é a grande vitrine virtual da produção científica da Embrapa, uma vez que oferece acesso gratuito a documentos como teses, dissertações e artigos publicados em periódicos científicos de diversos campos do conhecimento, como Ciências Biológicas, Biotecnologia, Agronomia, Veterinária, Engenharia Florestal, entre outros. Estas publicações retroalimentam a pesquisa e servem de base inicial para a geração de novos conhecimentos. Já a Infoteca-e serve a profissionais que buscam informações sobre as tecnologias já desenvolvidas pela Embrapa e disponibilizadas para a agricultura. Afinal, hoje o sistema disponibiliza mais de 30 mil documentos para download, entre livros para a área de transferência de tecnologia, cartilhas, folders e arquivos de áudio e vídeo, destinados a produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, além de cooperativas e outros segmentos interessados da sociedade.

Atualmente, a Embrapa possui mais de 857 mil documentos indexados na Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA). Deste total, 104 mil publicações estão disponíveis nos repositórios Alice (70 mil) e Infoteca-e (34 mil). Dessa forma, temas complexos ou mais restritos aos círculos acadêmicos, como meio ambiente, biotecnologia, sustentabilidade, técnicas mais eficientes de plantio, Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), são acessados pelo cidadão comum e se transformam em pauta para a sociedade. Para mais informações, acesse: www.embrapa.br/infoteca e www.wmbrapa.br/alice.



Tags da postagem

Embrapa Conhecimentos Técnicos Nível de Informação Nível de Comunicação Utilidades alice infoteca-e download repositorio