Saúde mental é destaque na lista de mais vendidos da Editora Fiocruz em 2020

Em 01/02/2021 12:23
Atualizado em 01/02/2021 16:11

Notícia por ABEU

Saúde mental é destaque na lista de mais vendidos da Editora Fiocruz em 2020

A Editora Fiocruz divulgou a lista dos livros mais vendidos em 2020. Entre os muitos desafios e transformações causados pela pandemia de Covid-19, a circulação de livros também necessitou de uma série de reconfigurações ao longo do ano passado. A Livraria Virtual da Editora teve papel fundamental neste processo. Além da já tradicional difusão de títulos, o site foi a principal ponte entre leitores e livros, contemplando também as diversas participações da Editora Fiocruz em eventos e feiras literárias virtuais.

Nesse contexto, as obras mais procuradas e adquiridas refletiram a amplitude de debates e questões que são, de alguma forma, relacionados à pandemia, com especial destaque para temas ligados à saúde mental. Títulos sobre atenção psicossocial, medicalização em psiquiatria, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial estiveram entre os mais vendidos de 2020 na Livraria Virtual da Editora Fiocruz.

A lista dos dez livros mais vendidos no site - de janeiro a dezembro do ano passado - reúne clássicos do catálogo e publicações mais recentes, casos ilustrados pelos dois primeiros colocados. O topo do ranking foi ocupado por Saúde Mental e Atenção Psicossocial, livro de 2007 que integra a coleção Temas em Saúde. Já a obra Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil, lançada em outubro de 2020, foi a segunda colocada no ranking. 

Temas em Saúde aparecem mais quatro vezes na lista com O Que É Saúde?Medicalização em Psiquiatria; Os Sentidos da Saúde e da Doença e Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde. A outra coleção que aparece no ranking é Loucura & Civilização, com os títulos A Reforma Psiquiátrica e O Louco, a Rua, a Comunidade: as relações da cidade com a loucura em situação de rua.

Completam a lista mais dois volumes clássicos ligados a temas de saúde mental: Loucos pela Vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil Loucos e Degenerados: uma genealogia da psiquiatria ampliada.  

Confira a lista completa no site da Editora Fiocruz.


Tags da postagem

editora fiocruz