SciELO em Perspectiva conclui análise sobre o mercado de e-book no mundo atual

Autor divulga sua análise sobre a condição atual do livro eletrônico

Em 01/08/2016 14:34
Atualizado em 01/08/2016 15:04

Notícia por ABEU

SciELO em Perspectiva conclui análise sobre o mercado de e-book no mundo atual

Com o objetivo de analisar a situação atual do mercado global de livros eletrônicos, e-books, o blog SciELO em Perspectiva publicou uma extensa matéria, divida em três partes, escrita por Ernesto Spinak. Baseando-se no recente informe da “Global eBook: a report on market trends and developments, 2016”, a notícia aponta para uma queda no desenvolvimento do mercado de e-books nos últimos três anos, após uma década de crescimento ininterrupto. Segundo o autor esta queda é relativa, ao menos, aos editores tradicionais, tanto nas vendas de livros físicos como eletrônicos, em relação a empresas globais como a Amazon.com, ou em relação à publicação não tradicional pelos próprios autores. 

Na conclusão de sua análise, Spinak escreve que os livros eletrônicos conquistaram espaço em vários segmentos de mercado, onde o gênero ficção é o mais bem-sucedido, e as publicações científicas e educativas têm menos êxito. Além disso, grandes e médias editoras estão dando especial ênfase aos novos formatos de leitura em telas, juntamente à, muito recentemente, explosão do selfpublishing (publicação por conta própria), que consequentemente, requer plataformas online para edição, publicação e distribuição.

Entre outras coisas, o autor ainda indica que o novo cenário apresenta duas oportunidades importantes para o âmbito educativo e as iniciativas pessoais ou sem fins lucrativos. O desenvolvimento de plataformas online – que integram toda a cadeia de produção editorial de livros – permitirá a produção de livros e outros documentos a custo muito baixo, sem necessidade de ter complexas infraestruturas de hardware/software. As instituições educativas têm, da mesma forma, a oportunidade de criar todo o material de apoio educativo como textos online sob licenças Creative Commons, sem a dependência dos grandes publishers. 

Para visitar a matéria publicada na íntegra, acesse o link: http://goo.gl/RqbWVP

Fonte: Ascom SciELO


Tags da postagem

SciELO ebook Nível de Informação Nível de Comunicação Utilidades livro eletrônico