Setor editorial vende menos em 2015

Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas foi apresentada na última quarta-feira, 01, na Livraria Martins Fontes Paulista

Em 06/06/2016 20:23
Atualizado em 07/06/2016 14:33

Notícia por ABEU

Setor editorial vende menos em 2015

O setor editorial brasileiro produziu 447 milhões de exemplares e vendeu 389 milhões em 2015. No entanto, mesmo com o faturamento de 53 bilhões de reais, os números indicam que a produção e o faturamento recuaram, impactados pela crise econômica nacional. Este é o resultado da nova edição da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileira, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), para a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O estudo foi apresentado na manhã desta quarta-feira, dia 1° de junho, às entidades do setor livreiro, associados e imprensa especializada. A ABEU, representada por seu presidente Marcelo Di Renzo, participou do evento, sediado no auditório da Livraria Martins Fontes Paulista, em São Paulo.

O presidente da CBL, Luiz Torelli, em sua apresentação, destacou que apesar dos dados negativos, a pesquisa também permite que se perceba um cenário de recuperação a frente. Mencionou o crescimento no número de leitores, conforme resultado da quarta edição de Retratos da Leitura, apresentado ontem, dia 31/5. Segundo o estudo, “o Brasil é composto por 56% ou cerca de 104,7 milhões de leitores. Um crescimento de 6% em relação à apuração de 2011, ano em que existiam 50%”.  Seu otimismo foi saudado pelo presidente do SNEL, Marcos Veiga, que reforçou a importância do trabalho realizado pela FIPE para a análise de políticas públicas e como ferramenta de gestão.


Tags da postagem

ABEU pesquisa Nível de Informação FIPE