Voz do Autor - Ganhadores Prêmio ABEU 2015

Vencedores falam sobre importância da premiação

Em 30/11/2015 23:58

Entrevista por ABEU

Voz do Autor - Ganhadores Prêmio ABEU 2015

Com a chegada do novo site da ABEU, retornam também as colunas semanais de entrevista. Neste A voz do Auto fizemos uma única pergunta para os ganhadores das 3 categorias do Prêmio ABEU 2015, entregue em novembro: Qual a sensação de ter este reconhecimento e qual a relevância do Prêmio ABEU para você?

Roberto Acízelo de Souza, autor de Do mito das musas à razão das letras: textos seminais para os estudos literários (século VIII a. C - século XVIII), da Argos – Editora da Unochapecó, categoria de Melhor livro na área de Humanidades: “o trabalho acadêmico, especialmente na área de Humanidades, costuma ser bastante solitário, feito ao longo de vários anos, e que, em geral, não tem muita receptividade. Então, para mim, um reconhecimento como este é realmente estimulante, me deixa muito feliz”. 

Tania Maria Fernandes, co-organizadora de Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema, da Editora Fiocruz, categoria Melhor livro na área de Tecnociências: “O mais importante de tudo isso é que nas universidades se faz muitos trabalhos, muitas pesquisas, e a divulgação delas, a garantia de um espaço para seu reconhecimento, como este, é algo fundamental.” Carmen Beatriz Silveira, co-organizadora: “essa iniciativa ajuda a valorizar e expor os nossos trabalhos. E não deve ser simples, com a quantidade de editoras e universidades que temos em um país tão extenso, você conseguir fazer um evento desses, fazer uma seleção tão atenta de tantos de trabalhos. Por isso acho que a Associação está de parabéns por este esforço.” 

Teresa Alexandrina Motta, organizadora de O Retrato e o Tempo: Coleção Francisco Rodrigues - 1840-1920, da Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, categoria Melhor projeto gráfico: “O nosso livro foi um trabalho conjunto de extrema dedicação, com a ajudae da Fundação Joaquim Nabuco e da Editora Massangana. Como no nosso caso havia um grande esforço na seleção das fotografias e da recuperação do acervo de imagens, realmente o projeto demandou um tratamento especial na confecção do design do livro. É gratificante que tudo isso tenha valido a pena.” 


Tags da postagem

Prêmio ABEU Metas e Foco em Atingi-las Voz do Autor