Voz do Editor – Entrevista com a Diretora da Editora UFPB, Izabel França de Lima

Em 18/10/2016 12:30

Entrevista por ABEU

Voz do Editor – Entrevista com a Diretora da Editora UFPB, Izabel França de Lima

Graduada em Biblioteconomia e Administração pela Universidade Federal da Paraíba, a Profa. Izabel França de Lima é a entrevistada dessa semana na coluna A Voz do Editor. Nesta conversa, a professora e atual Diretora da Editora UFPB comenta sobre a articulação e apoio entre as editoras nordestinas e os esforços para a publicação de obras conjuntas entre as associadas desta região. Izabel França, que também é mestre em Educação e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, também fala sobre suas impressões da atuação da ABEU em prol da colaboração entre as editoras universitárias.

1. A Editora da Universidade Federal da Paraíba desempenhou, nos anos 1990, um importante papel não apenas por uma produção contínua, mas como uma das Editoras Nordestinas que articulou a participação das editoras desta região no cenário nacional. No entanto, no início dos anos 2000 e durante um longo período a Editora da UFPB saiu do cenário. Percebe-se que a partir de 2012 houve uma retomada, justamente quando se incia sua gestão. Qual a sua análise desse novo momento da Editora da UFPB?

Ao assumirmos a direção da Editora da UFPB em 2013 nos deparamos com um cenário bastante difícil no tocante a estrutura física, material humano, processos e produtos. Tem sido feito um trabalho intenso de treinamento e qualificação, sobretudo com o pessoal da editoração eletrônica, buscando motivá-los como seres humanos e profissionais em busca de uma constante melhoria do nosso material final. Alguns processos foram revistos e um fluxograma de trabalho proposto pelo próprio setor de editoração. Muitas mudanças foram feitas no relacionamento entre docentes e funcionários buscando-se um método de trabalho mais dinâmico e eficiente, reduzindo os ruídos de comunicação e buscando-se um material final de qualidade. Implantamos a nova página da Editora da UFPB, hoje com cerca de oitenta publicações digitais, além do novo Portal de Periódicos da UFPB, com mais de oitenta periódicos hospedados. Esperamos no novo reitorado a implantação de modificações infraestruturais que nos permitirão oferecer tanto aos funcionários e usuários da Editora da UFPB maior conforto e eficiência, além da retomada do nosso parque gráfico.

2. A ideia da Coleção Nordestina nasceu na Editora da UFPb nos anos 1990. Este ano, na Bienal de São Paulo, houve a apresentação do novo projeto gráfico para a Coleção, lançamento de três novos títulos e esse belo projeto foi desenvolvido pela equipe da Editora da UFPB. Qual a significação desse momento para a equipe da Editora? Qual a inspiração para esse novo projeto?

A chance de mostrar num evento nacional de tamanha importância do que somos capazes foi muito importante no sentido de valorizar os nossos servidores e reafirmar o potencial criativo e produtivo da Editora da UFPB, dentre tantas editoras universitárias renomadas. Através do redesign da Coleção Nordestina, idealizada pela própria Editora da UFPB nos anos 1990, revisitamos o passado e propomos uma nova identidade visual que traduzisse a beleza, a simplicidade e a tradição do nosso povo através do padrão floral marcante do tecido chita e do recurso da capitulação enquanto elemento de comunicação visual para enfatizar os títulos de cada uma das obras.

3. Na sua opinião, de que modo a Abeu vem contribuindo para a inserção das suas associadas no cenário nacional?

A ABEU tem se mostrado uma grande parceira na divulgação do nosso material, na promoção de eventos na área editorial e na viabilização da participação da Editora da UFPB, dando suporte logístico em feiras no cenário livreiro nacional e internacional. Os cursos da Reunião ABEU - Módulo Técnico, fomentam a capacitação e a educação continuada aos profissionais e nelas sempre são abertas discussões e apresentações de painéis sobre temas pertinentes, relacionadas a vivência de cada editora.


Tags da postagem

editora ufpb Nível de Informação Nível de Comunicação Utilidades