Voz do Editor – Entrevista com a Profª. Cristiane Porto, Diretora da EdUNIT

Diretora da EdUNIT fala sobre os preparativos da editora para o Encontro ABEU Nordeste, cooperação entre outras editoras universitárias e mercado editorial

Em 22/03/2016 11:14

Entrevista por ABEU

Voz do Editor – Entrevista com a Profª. Cristiane Porto, Diretora da EdUNIT

Nossas associadas nordestinas estão se movimentando para mais um evento cooperativo. Organizado desta vez pela Editora da Universidade Tiradentes, de Aracajú, Sergipe, o Encontro ABEU Nordeste promete discutir melhores práticas editoriais para as editoras localizadas nesta região do país. Por isso, a coluna A Voz do Editor desta semana conversa com a profa. Cristiane Porto, Diretora da EdUNIT. Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Cultura e Sociedade pela mesma instituição, Cristiane Porto é também pesquisadora colaboradora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. Abaixo você conhece um pouco sobre os preparativos da EdUNIT para o Encontro ABEU Nordeste e fica por dentro das demais ações da editora.

1 - Além dos compromissos com a Universidade Tiradentes, hoje a editora possui outras ações e diretrizes voltadas para o mercado editorial?

Por sermos uma editora jovem, com menos de dois anos de funcionamento, ainda estamos esboçando ações para 2016. Estas ações visam a ampliar a publicação de livros voltados para a graduação que, na verdade, ainda é um segmento pouco explorado pelas editoras universitárias. Dentre o que planejamos consta a elaboração de livros que estarão inseridos no que denominamos de “Coleção Didática”. A Coleção, inicialmente, atenderá às áreas de Direito, Biológicas, Cálculo e um manual de estilo acadêmico.

Buscaremos, também, mais parcerias com editoras filiadas à Abeu, com vistas a disseminar o nosso trabalho e enriquecer o material que publicamos. Cabe salientar que, todas as ações aqui descritas, fazem parte de um Plano de Iniciativas elaborado junto à Superintendência de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, do qual a Edunit faz parte.

2 - A Editora Tiradentes será anfitriã do Encontro da ABEU Nordeste, que ocorre este ano. Como você avalia a união das editoras universitárias nordestinas, que regularmente realizam reuniões com temas voltados para suas realidades regionais?

Acredito que somos um grupo de editoras com características diferenciadas e só teremos boa visibilidade a partir do momento que discutirmos problemas comuns e, como algumas editoras chegaram à resolução destes, podem ajudar as que estão com os mesmos problemas. As reuniões das editoras universitárias, seja em âmbito regional ou local, em especial no Nordeste, são de fundamental importância, pois fazemos parte de uma região onde a comercialização de livros e a própria divulgação de ciência não se faz presente para uma boa parcela da sociedade.

Ao discutirmos problemas comuns às editoras universitárias regionais, compartilhamos experiências. Tais aspectos ajuda-nos com o aprimoramento das rotinas produtivas, aperfeiçoamento do corpo técnico e planejamento de ações.

Enfim, as regionais servem para nos fortalecermos como editoras nordestinas e nos preparamos para o Encontro Nacional com alguns pontos a serem discutidos neste fórum nacional.

3 - Por fim, que ações você vê como mais importantes para promover a cooperação entre as editoras universitárias brasileiras?

Como disse acima, é importante darmos mais visibilidade às editoras universitárias, não apenas promovendo uma melhor comercialização dos seus produtos, mas também, por um bom marketing editorial, inserindo estas editoras na sociedade de modo geral.


Tags da postagem

Iniciativa e Proatividade Liderança e Influência edunit editora da unit unit profa. Cristiane Porto