VOZ DO Editor – ENTREVISTA COM Profª. Ana Maria Fernandes, Diretora da Editora UnB

Entre outras coisas, a professora comenta sobre os esforços das editoras universitárias para competir num mercado de publicações mais comerciais

Em 01/11/2016 13:23
Atualizado em 01/11/2016 13:26

Entrevista por ABEU

VOZ DO Editor – ENTREVISTA COM Profª. Ana Maria Fernandes, Diretora da Editora UnB

Trazemos, mais uma vez, o olhar e as ideias a respeito do mercado editorial de um Diretor de umas das nossas associadas. A Profa. Ana Maria Fernandes, que está à frente da Editora UnB, é a nossa entrevistada dessa semana na coluna A Voz do Editor. Com graduação em Ciências Sociais Sociologia e Antropologia pela Universidade de Brasília, mestrado em Sociologia pela mesma instituição, doutorado pela University of Oxford e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology, a profa. Ana Maria é ainda Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico. Nesta conversa ela opina sobre os esforços das editoras universitárias para competir num mercado de publicações mais comerciais e fala a respeito do apoio da ABEU às suas associadas.

1) A Universidade de Brasília é comumente referenciada como uma das mais prestigiosas instituições de Ensino Superior do país. Como você avalia a importância do papel da Editora UnB na divulgação e difusão do conhecimento produzido na universidade?

A Editora Universidade de Brasília tem sido fundamental na divulgação e difusão do conhecimento produzido nesta universidade, assim como em outras instituições de ensino brasileiras e até mesmo do conhecimento produzido em outros países. Ela tem um papel muito relevante no mercado editorial universitário do país.

2) Que artifícios ou estratégias podem ser usadas pelas editoras universitárias para angariar mais protagonismo no cenário do mercado editorial brasileiro? Logicamente, o enfoque do catálogo dessas editoras não são publicações comerciais. Então, para você, como a Editora UnB e outras associadas da ABEU podem angariar maior destaque?

Creio que o papel que a  ABEU desempenha tanto nas discussões dos problemas comuns às editoras universitárias, quanto na participação de feiras nacionais e internacionais tem auxiliado muito na divulgação desta produção para um público mais amplo. 

3) Por fim, como você avalia as ações da ABEU para garantir maior visibilidade e integração para as editoras universitárias?

As ações da ABEU de integração nacional e também regional das editoras universitárias tem permitido uma troca produtiva de experiências entre estas  editoras. Uma maior visibilidade destas editoras no cenário nacional e também internacional será garantido com a possibilidade de divulgação e venda dos livros produzidos,  tanto no formato impresso, quanto de e-books e PDFs, quanto na divulgação nos sites de repositórios institucionais de acesso livre.


Tags da postagem

Editora UnB voz do editor Nível de Informação Nível de Comunicação