Voz do Editor — Entrevista com Jézio Gutierre, Diretor da Fundação Editora Unesp

O diretor Jézio Gutierre comenta projetos da Editora para este ano e toca no tema das estratégias de aquisição de direitos autorais em eventos internacionais

Em 18/04/2016 14:33
Atualizado em 18/04/2016 14:37

Entrevista por ABEU

Voz do Editor — Entrevista com Jézio Gutierre, Diretor da Fundação Editora Unesp

Nesta semana, na coluna A Voz do Editor, entrevistamos o Diretor da Fundação Editora Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, que assumiu o cargo no ano passado. Na conversa, Jézio comentou sobre os projetos da Editora Unesp para 2016 e a respeito das estratégias de aquisição de direitos autorais em feiras do livro internacionais. Confira abaixo a entrevista completa.

1. 2016 já encerrou o seu primeiro trimestre, mas editoras universitárias sempre têm um planejamento a longo prazo para o ano. Em relação a Fundação Editora Unesp, quais a principais ações e atividades programadas para serem realizadas ao longo deste ano?

Considerando-se apenas a atividade estritamente editorial, a FEU realmente reservou vários lançamentos de peso para os próximos meses. Iniciaremos em dois meses a publicação da obra de Goethe, projeto importante que vem nos ocupando há anos e que chega afinal à sua concretização. Autores contemporâneos obrigatórios como Bobbio, Peter Burke, Primo Levi, Habermas, Adorno além de clássicos como George Sand, Shlegel e Condillac também estão presentes em nossa programação deste ano. Já entre os escritores nacionais, além de nomes consagrados (e.g., José de Souza Martins) acrescentamos à nossa lista mais de uma centena de autores novos, a maior parte dos quais em livros pertencentes a nossos projetos de edição digital.

No contexto das nossas ações comerciais e de formação, continuaremos com o desenvolvimento de nosso projeto de e-commerce e com o fortalecimento da Universidade do Livro, especialmente pela produção de conteúdos digitais voltados ao EAD.

2. A Editora Unesp é reconhecida pela publicação de obras de renomados autores estrangeiros, principalmente nas áreas de Filosofia, Antropologia, História e Ciência Política. Como se dá o processo de negociação para a aquisição dos direitos de publicação e qual a importância, neste processo, da constante presença da Editora em feiras internacionais, como a de Frankfurt?

De fato, a Editora Unesp, desde sua criação, tem publicado obras índice, de autores nacionais e estrangeiros, na área de Ciências Humanas. Em relação àqueles títulos originalmente publicados no exterior, conseguimos construir ao longo dos anos um amplo leque de contatos com vários dos mais importantes agentes e editoras do mundo. As feiras internacionais, como (especialmente) a de Frankfurt, desempenharam papel central nessa caminhada, permitindo-nos acesso a informações, ao know-how do comércio e aos responsáveis diretos pelos setores de direitos internacionais daquelas editoras presentes nas feiras. O processo de aproximação entre comprador e vendedor de direitos envolve uma gradual conquista de confiança e conhecimento mútuos que ao final permite não apenas a aquisição de licenças isoladas, mas a troca constante de dados e notícias privilegiadas que são preciosas para a estruturação de um vínculo estável e frutífero. Tal estabilidade de relacionamento é um dos subprodutos de uma constante participação em feiras internacionais e peça chave na constituição orgânica de um catálogo coerente de obras estrangeiras.

3. Como o senhor avalia o papel de entidades do livro, como a própria ABEU, na colaboração e apoio entre as editoras?

Em um mundo de transformações agressivas do mercado editorial, a troca de informações e experiências, as ações em defesa dos interesses da     categoria, a idealização de projetos e aperfeiçoamentos comuns fazem com que as entidades do livro tenham papel fundamental. Isso se aplica perfeitamente à ABEU que, especialmente na época conturbada em que vivemos, pode ser elemento norteador e apoiador essencial para suas associadas.


Tags da postagem

editora unesp Ordem e Eficiência Iniciativa e Proatividade Liderança e Influência Fundação Editora Unesp Jézio Hernani Bomfim Gutierre Jézio Gutierre