A Voz do Profissional

Heloísa Machado, assessora de comunicação da Editora UFRGS, fala sobre como se relacionar com o público leitor

Em 02/09/2019 12:05
Atualizado em 03/09/2019 11:52

Entrevista por ABEU

A Voz do Profissional

Nossa outra coluna de entrevistas também está de volta! Dessa vez, n’A Voz do Profissional, conversamos com a diretora da assessoria de comunicação da Editora da UFRGS, Heloísa Polese Machado. Ela atua lado a lado com colegas de outras áreas, como profissionais de comunicação social, design, administração, letras e biblioteconomia, para poder planejar e executar as ações de divulgação das atividades da editora.

Na entrevista, Heloísa dá uma ideia de como organiza as atividades em seu setor e oferece algumas dicas de como as editoras podem atuar para atingir o seu público leitor. Alguns dos temas aqui debatidos podem servir de inspiração para outras associadas à ABEU que querem realizar um trabalho de assessoria de comunicação e relações públicas mais assertivo.

Quais os desafios e peculiaridades do trabalho do jornalista na assessoria de comunicação de uma editora universitária?

O trabalho que desenvolvo na Editora da UFRGS é de relações públicas e de assessoria de comunicação.

Um dos desafios é pensar quais estratégias serão mais eficazes para que informações sobre os livros cheguem ao público interessado.

A peculiaridade do trabalho é que trabalhamos com conhecimento e em variadas áreas. Então, cada nova publicação é um novo projeto que exige ser pensado e planejado de modo único. Outra característica do nosso trabalho é que publicamos livros de diferentes áreas, como Ciências Agrárias, Biológicas, Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Letras e Artes, Saúde e Ciências Sociais Aplicadas.

As ações são pensadas usando a expertise de membros da equipe da editora; em diferentes setores, há profissionais com formação em comunicação social, design, administração, letras e biblioteconomia.

Que espaços de divulgação para o trabalho da editora vocês buscam, levando em conta a dificuldade de divulgação dos temas abordados nas obras, que não têm apelo popular, muitas vezes voltadas a nichos de leitores e a um público acadêmico?

Além da comunicação com nossos já leitores (clientes assíduos), buscamos estratégias e ferramentas para promover os livros junto a formadores de opinião, para que estes disseminem as nossas obras. Mapeamos associações e entidades de classe, imprensa e alunos e docentes de cursos de graduação e pós. As feiras de livros também são excelentes pontos de contato com nossos leitores.

Vocês elaboraram um plano de comunicação para a Editora ou utilizam outros métodos para guiar a rotina do setor?

 
Temos um plano anual de trabalho, que inclui eventos, pautas e ações de engajamento mais ou menos fixas no calendário e outras específicas. Mês a mês revisamos e a cada projeto concluído procuramos aplicar as lições aprendidas e partir para a projeção para o ano seguinte. Exemplo: o que funcionou neste ano e pode ser replicado para o ano seguinte e o que não pôde ser executado, e por que, e se vale a pena investir esforços na ação.


Como está estabelecida a relação da assessoria da Editora com a assessoria da Universidade? Há uma parceria ou ajuda mútua no sentido de divulgar a produção acadêmica da instituição?

Sim, temos parceria com a Secom – Secretaria de Comunicação da universidade, que conta com um time de profissionais de comunicação social e design. Esta parceria é muito importante, pois este é o setor que faz a gestão da comunicação estratégica da universidade, tem canais apropriados – site, redes sociais, jornal, rádio e televisão, e tem muito prestígio no estado do Rio Grande do Sul. Recentemente lançamos, em uma parceria da Editora da UFRGS e do Jornal da Universidade, o blog “Lugar de livro” para fazer divulgação de resenhas de livros de diferentes editoras. As resenhas são elaboradas por alunos e servidores da UFRGS e trazem indicações de diversos gêneros publicadas por editoras universitárias, comerciais e independentes. Resenhas de livros de todas as editoras associadas à ABEU podem ser divulgadas no blog "Lugar de Livro", que pode ser acessado no link: https://www.ufrgs.br/lugardelivro/

 

 


Tags da postagem

a voz do profissional Editora UFRGS entrevista assessoria de comunicação