Voz do Editor — Entrevista com Luiz Eduardo Alves de Siqueira, coordenador da EdiFIEO

Entre outros tópicos, o professor comenta sobre a dificuldades das editoras universitárias localizadas no interior do país

Em 30/01/2017 13:28
Atualizado em 30/01/2017 15:29

Entrevista por ABEU

Voz do Editor — Entrevista com Luiz Eduardo Alves de Siqueira, coordenador da EdiFIEO

A coluna A Voz do Editor traz hoje uma entrevista com o professor Luiz Eduardo Alves de Siqueira, Coordenador da Editora do Centro Universitário FIEO. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, possui especialização em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional, além de um mestrado em Integração da América Latina também pela USP. Atualmente leciona disciplinas ligadas ao Direito Civil na UNIFIEO. Com longa experiência no mercado editorial, o professor Luiz Eduardo comenta sobre os entraves das editoras universitárias localizadas no interior do país e como se iniciou sua paixão pelos livros.

1. Prof. Luiz Eduardo, as editoras universitárias possuem realidades muito diversas e acabam por refletir a produção acadêmica das instituições das quais fazem parte. No caso da EdiFIEO, quais as principais contribuições que a editora pode oferecer em termos de publicações que divulgam a produção da sua universidade?

O Centro Universitário FIEO, fundado em 1967, e ao qual a EdiFIEO está ligada, mantém dezenas de cursos, nas áreas de humanas, exatas e biológicas. Em todos eles os docentes são convidados a publicar pela editora, priorizando as obras de natureza didática, que podem ser úteis aos estudantes no acompanhamento das várias disciplinas. Os livros que publicamos têm excelente apresentação e o preço é praticamente de custo, uma vez que a prioridade, realmente, é, a um só tempo, prestigiar o trabalho dos nossos professores e atender às necessidades pedagógicas dos graduandos. Tanto assim que nosso catálogo possui trabalhos nas áreas de filosofia, matemática, direito, administração, metodologia, entre outras. 

2. A EdiFIEO está localizada em Osasco-SP. Mas apesar da proximidade com a cidade de São Paulo, e mesmo com a posição privilegiada de estar inserida num estado rico, com maiores oportunidades de divulgação o senhor sente que para as editoras sediadas no interior há uma maior dificuldade de disseminação?

O maior problema das editoras, especialmente as de médio e pequeno porte, como a nossa - e não apenas as sediadas no interior,  universitárias ou não - é o de redes de distribuição eficientes. No nosso caso, procuramos estabelecer parcerias com empresas que atuam em tal ramo, mas o retorno nem sempre é rápido ou eficaz. Nesse ponto, a realização de feiras periódicas, em que a ABEU tem se empenhado, permite tal divulgação, embora ela possa ser aprimorada. Aliás, aqui fica uma ideia: por que não se batalhar para que as editoras universitárias, que têm público específico e trabalhos mais apurados academicamente, não apresentem sua própria rede de distribuição, ou, ao menos, de estabelecimentos que possam nos atender permanentemente, para além de eventos periódicos?

3. Agora uma pergunta mais pessoal: o que o levou a se relacionar com os livros e com ofício de disseminar o conhecimento produzido no Ensino Superior brasileiro?

O relacionamento com livros vem da infância e prossegue ao longo da vida. Logo após a graduação, em fins da década de 1990, surgiu-me a oportunidade de trabalhar em uma grande editora, a Saraiva, atuando no segmento de livros jurídicos durante alguns anos. Lá pude acompanhar todo o processo de elaboração dos livros, começando com a análise de originais, passando pelo tratamento com os autores e culminando com a parte importantíssima da diagramação, revisão e divulgação, uma vez impresso o livro. Eu, que já era apaixonado por livros antes disso, fiquei indissociavelmente ligado a eles. Tanto assim que, no UNIFIEO, onde trabalho como professor há três anos, tão logo surgiu a oportunidade de contribuir com o meu empenho para a editora da casa, a EdiFIEO, aceitei-a prontamente e tenho procurado, com uma pequena porém muito atuante equipe, desenvolver o trabalho de publicação e divulgação das obras. 


Tags da postagem

Nível de Informação Editora do Centro Universitário FIEO