Festival de Verão …

Festival de Verão e Festa do Livro da UFMG celebram as palavras e oralidades

3.png

Em 2023, as atividades culturais da UFMG finalmente retomaram o ritmo do período pré-pandemia: o Festival de Verão voltou ao formato presencial após o turbilhão do ciclo pandêmico, e a tradicional feira de livros da Editora UFMG estabeleceu parceria com a Pró-reitoria de Cultura (Procult), convertendo-se em uma “Festa do Livro”, evento que agora conta com variada programação cultural além da venda dos livros com descontos.

As edições de 2024 dos dois eventos foram realizadas na última semana, de 11 a 19 de março, e foram a coroação desse processo de retomada da vida cultural universitária: a partir de agora, a Festa do Livro UFMG integra oficialmente a programação do Festival de Verão UFMG.

Este ano, a Festa do Livro recebeu quase 70 editoras (entre públicas e comerciais, grandes e pequenas, além de independentes) na Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG, com o tradicional desconto de 40% ou mais sobre o valor de capa (exceto as independentes, que, por subsistência, não têm condições de oferecer descontos desse vulto). O evento aconteceu de 11 a 14 de março, das 9h às 19h. Já o 18º Festival de Verão, iniciado no mesmo dia, segue até dia 19 de março, com atividades não apenas na Pampulha, mas também no Centro Cultural, no Conservatório e no Espaço do Conhecimento, na região Centro-sul de Belo Horizonte e no Campus Cultural Tiradentes.

Um dos eventos de abertura da Festa do Livro dimensionou o peso da iniciativa: no dia 11, às 13h, os escritores Jacyntho Lins Brandão e Leda Maria Martins, ambos professores aposentados da Faculdade de Letras da UFMG e decanos do pensamento literário em Minas, encontraram-se na Praça de Serviços para debater com o público a sua produção literária, ensaística e poética.

Valorização da cultura do livro

Para a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a integração da Festa do Livro ao Festival de Verão é, de fato, uma realização a ser comemorada pela comunidade universitária. “Estamos unindo dois dos grandes eventos da UFMG, duas grandes festas culturais que vão discutir a força e o poder da palavra”, demarca, sinalizando o ganho mútuo que já começa a advir da parceria.

O professor Flavio Carsalade, diretor da Editora UFMG, afirma que a parceria entre os eventos possibilitou que a Festa do Livro, antes restrita a uma celebrada e concorrida feira de descontos, de fato se alargasse e tomasse a dimensão de um evento amplo e diversificado, relacionado não apenas ao comércio de livros, mas também à valorização da cultura do livro e de seu entorno cultural. “A parceria começou no ano passado, na retomada que tivemos dos eventos presenciais, mas a nossa expectativa é que ela se repita não apenas neste ano. A ideia é que seja algo realmente contínuo. Queremos que a Festa do Livro siga integrando o Festival de Verão”, resume o diretor.

Sobre a Festa do Livro UFMG

A Festa do Livro aconteceu pela primeira vez em 2023, celebrando as dez edições da já consolidada “Feira Universitária do Livro da UFMG”. A proposta de mudança do nome acompanha a ampliação no formato do evento, que passa a incluir programações de celebração em torno do livro, nossa principal ferramenta de preservação do conhecimento.

Sobre o Festival de Verão

Criado em 2007, o Festival de Verão UFMG é realizado anualmente pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG. A iniciativa visa oferecer ao público e à cidade de Belo Horizonte, durante as férias de verão, uma programação cultural que promova a interação dinâmica entre cultura e educação. Além do site, o Festival mantém perfis no Instagram, no Twitter e no Facebook, nos quais são publicadas atualizações da programação.

Compartilhe esta Publicação: