Lançamento da EdUERJ …

Lançamento da EdUERJ traz reflexões sobre performances vocais

2.png

Na terça-feira, 19 de setembro, às 17h, a Livraria da EdUERJ recebe o lançamento de “Do poema à canção: a vocoperformance”, de Leonardo Davino de Oliveira. O livro reúne diversas reflexões sobre a performance vocal e seu papel na relação entre a palavra escrita e a palavra cantada. Na ocasião, haverá uma conversa com Davino e com Fabiana Bazilio Farias, doutora em estudos literários pela UERJ.

Em sua publicação, o autor analisa parcerias que surgiram a partir dos anos 1960 com artistas que se propuseram a trabalhar com poemas de séculos anteriores. O livro aborda músicas que nascem a partir dessa conjunção de criadores de recortes temporais e vivências distintas. Entre as duplas analisadas estão as seguintes: Gregório de Matos e Jards Macalé, Gonçaves Dias e Sérgio Britto, Castro Alves e Nara Leão, Fernando Pessoa e Caetano Veloso, Paulo Leminski e Itamar Assunção, Waly Salomão e Adriana Calcanhoto e Alphonsus de Guimaraens e Emicida, entre outras.

O critério de seleção das peças musicais estudadas nos capítulos é a diversidade brasileira: estilos, ritmos, escolas e sons. Com isso, o autor se propõe a observar como a canção pode valorizar o poema, levando a criação literária a estabelecer novos voos e alcançar um público que não seja somente o da palavra escrita. Como letra de música, a poesia passa a fazer parte de momentos marcantes da vida social, como casamentos e aniversários. E desperta emoções e significados que variam de acordo com a vivência de cada um. Esse é o mérito da obra “Do poema à canção”: aprofundar, em 29 textos, o entendimento sobre o caldeirão de criatividade da Música Popular Brasileira que ressoa a poesia a partir das potencialidades vocais de seus intérpretes.

Compartilhe esta Publicação: