Cerimônia do Prêmio ABEU 2016 prestigia a excelência em edições universitárias

Ocorreu na noite de 16 de novembro, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, a entrega do Prêmio ABEU 2016. A premiação reconheceu as melhores edições universitárias em cinco categorias: Ciências Humanas; Ciências Sociais e da Expressão; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências da Vida; e Projeto Gráfico.
O evento, que contou com a presença de representantes e autores das editoras associadas à ABEU, além de membros de entidades do livro, marcou a expansão da premiação, que este ano ampliou o seu número de categorias, de três para cinco, abarcando uma maior variedade de publicações. Para encarar a responsabilidade de realizar a curadoria do prêmio neste momento importante, a diretoria da Associação convidou o professor José Castilho Marques Neto, ex-presidente da ABEU, Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura e há 20 anos ligado ao setor editorial universitário. Para ele, “foi uma alegria saber que o prêmio se afirmava e que ele buscava se tornar cada vez melhor, cada vez mais representativo. Então foi uma satisfação enorme receber o convite e ser lembrado pelos colegas da atual diretoria.” Para selecionar os jurados que avaliariam as publicações inscritas, Castilho conta que buscou profissionais e acadêmicos que pudessem trabalhar de forma colaborativa: “Eu fui buscar pessoas que tivessem esse espírito público de dedicação e, ao mesmo tempo, que tivessem o compromisso intelectual e a capacidade de julgamento imparcial para escolher os melhores.”
O presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, Marcelo Di Renzo, que viu a premiação se concretizar no primeiro ano de sua gestão, comemorou a continuidade e ampliação do Prêmio ABEU: “O sentimento é de imensa satisfação, porque esse Prêmio é um símbolo da maturidade da ABEU e das editoras universitárias, que mostraram ser capazes de produzir títulos de muita importância e qualidade. Para nós é a realização de um trabalho árduo de associativismo e colaboração”. Agora, o objetivo é dar sequência a este crescimentoem suas próximas edições: “Esperamos, no futuro, poder abrir espaço para publicações de outras entidades congêneres à ABEU, sejam nacionais ou internacionais.”
No entanto, a noite foi mesmo dedicada às conquistas das editoras, seus autores e editores. João Canossa, Diretor da Editora Fiocruz e ex-presidente da ABEU, celebrou a vitória, pelo segundo ano consecutivo, de uma obra da editora. O livro Dengue: teorias e práticas, organizado por Denise Valle, Denise Nacif Pimenta e Rivaldo Venâncio da Cunha, foi 1º lugar na categoria Ciências da Vida: “É uma grande alegria. Primeiro, porque a gente participou da criação do prêmio. Segundo, porque vimos o prêmio acontecer. Terceiro, porque a gente foi indicado e ganhou ano passado. E, quarto, porque estamos aqui de novo.” Denise Nacif Pimenta, uma das organizadoras também comentou o sucesso do livro: “É muito importante o reconhecimento. Já fomos finalistas no Jabuti, então é bom receber esse apoio em um trabalho que demorou 4 anos para ser terminado e envolveu 36 autores.”
Quem também teve muito a comemorar foi a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que teve 3 livros entre os finalistas na categoria Projeto Gráfico. A presidente da entidade, Maria Felisa Moreno Gallego, disse: “Para nós é uma honra ter sido indicado com três livros. Isso mostra a seriedade com que fazemos o trabalho, o nível dos nossos profissionais, dos nossos parceiros.” Luciana Facchini, designer responsável pela produção gráfica de 5 Saraus: cada qual com sua poesia, cada qual com sua fúria, 1º lugar nesta categoria, também comemorou o prêmio: “Fico muito feliz, porque no projeto gráfico você tem que orquestrar muitas frentes e tentar traduzir em imagens o espírito do livro ou o conteúdo. E acredito que ‘Saraus’ ganhou porque é um projeto ousado, potente.”
Já na categoria Ciências Humanas, quem ficou com a 1ª colocação foi o livro Dicionário Crítico de Gênero, publicado pela Editora UFGD e organizado por Ana Maria Colling e Losandro Antônio Tedeschi. O Diretor da editora, Rodrigo Garófalo Garcia, falou sobre o simbolismo deste prêmio para a UFGD: “Para a editora é muito especial. Em 2016 nós comemoramos 10 anos da Editora UFGD e nada melhor para um editor do que celebrar essa marca ganhando um prêmio como este. Eu quero agradecer ao professor Losandro e à profa. Ana Maria por terem confiado essa obra tão importante a nós.” Losandro Tedeschi também estava presente para receber o troféu e falou que ele ajuda a dar reconhecimento aos estudos de gênero, tema tão necessário no mundo contemporâneo: “O prêmio tem um sentido de consolidação de um trabalho que vem sendo feito há 4 anos, e o dicionário vem nessa perspectiva de inclusão, de denúncia, para contribuir com uma ferramenta para as questões de gênero.”
A Editora Unicamp também saiu com o trófeu do Prêmio ABEU pelo livro Origens da Química no Brasil, de Carlos A.L. Filgueiras. Para Eduardo Guimarães, Diretor da editora, “É uma honra receber o prêmio. Isso faz com que a gente sinta mais responsabilidade ao fazer o trabalho. E eu ainda sinto essa premiação como uma forma de poder ver o reconhecimento, através da ABEU, da comunidade dos editores a respeito de tudo que a editora vem fazendo.”
Por fim, a categoria Ciências Sociais e da Expressão ficou com a publicação da Editora UFRGS, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo: catálogo geral - 1910-2014, organizado por Paulo Gomes. Alex Niche Teixeira, diretor da EdUFRGS, comentou que: “É emocionante e ao mesmo tempo muito gratificante ter esse reconhecimento da comunidade da principal associação do livro universitário. Principalmente por esse livro, feito a tantas mãos e com tanto valor simbólico e com entrega institucional para torná-lo possível.”
O objetivo da ABEU foi dar mais destaque para a vasta produção acadêmica e editorial das universidades brasileiras. A partir de agora a Associação trabalha para que esta premiação fique marcada no calendário da produção editorial brasileira.
Confira abaixo a classificação final dos ganhadores:
CATEGORIA CIÊNCIAS HUMANAS
1º "Dicionário Crítico de Gênero" - Ana Maria Colling e Losandro Antônio Tedeschi – Editora UFGD
2º "Capitalismo e Colapso Ambiental" – Luiz Marques – Editora Unicamp
3º "Democracia e Estado de Exceção: transição e memória política no Brasil e na África do Sul" – Edson Teles – Editora Unifesp
CATEGORIA CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EXPRESSÃO
1º "Pinacoteca Barão de Santo Ângelo: catálogo geral - 1910-2014" - Paulo Gomes (Org.) – Editora da UFRGS
2º "Arte, Educação e Cultura" - Marilda Oliveira de Oliveira (Org.) – Editora UFSM
3º "A Viagem de Orixalá: estrada de sagitário, caminhos de Orunmilá" - Ruy do Carmo Póvoas – Editus / Editora da UESC
CATEGORIA CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAS
1º "Origens da Química no Brasil" - Carlos A. L. Filgueiras – Editora Unicamp em coedição com Editora da SBQ e Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência
2º "Quimiometria: conceitos, métodos e aplicações" - Márcia Miguel Castro Ferreira – Editora Unicamp
3º "Silvicultura do Eucalipto no Brasil" - Mauro Valdir Schumacher e Márcio Viera (Org.) – Editora UFSM
CATEGORIA CIÊNCIAS DA VIDA
1º "Dengue: teorias e práticas" - Denise Valle, Denise Nacif Pimenta e Rivaldo Venâncio da Cunha (Org.) – Editora Fiocruz
2º "Três Ensaios de Bioética" - Fermin Roland Schramm – Editora Fiocruz
3º "Literacura: Psicanálise como forma Literária" - Fernanda Sofio – Editora Unifesp
CATEGORIA PROJETO GRÁFICO
1º "5 Saraus: cada qual com sua poesia, cada qual com sua fúria" - Luciana Facchini – Imprensa Oficial do Estado S/A - IMESP
2º "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil" - Luciana Facchini e Karine Tressler – Imprensa Oficial do Estado S/A - IMESP
3º "Me Esqueci Completamente de Mim, Sou um Departamento de Cultura" - Dárkon V. Roque e Valéria Marchesoni – Imprensa Oficial do Estado S/A - IMESP