Editora UFRJ lança …

Editora UFRJ lança "Seis ensaios da quarentena"

UFRJ.png

Em "Seis ensaios da quarentena", que será lançado pela Editora UFRJ no dia 17 de novembro, às 17h, com transmissão pelo YouTube, o filósofo Marcio Tavares d`Amaral reflete sobre as muitas dimensões da vida que precisam ser pensadas para que a própria vida não se reduza à animalidade social, mas venha a conhecer seus sentidos, suas sendas e passagens que levem a outro lugar. O livro já está disponível para download gratuito no site da Editora UFRJ.

O autor faz profundas considerações sobre a vida durante a quarentena – o mundo presente e a vida comum –, que evidencia a espantosa exclusão, o sofrimento, a humilhação das existências pequenas, sem relevância para o mundo globalizado pelo consumo. O momento da pandemia mostra a urgência de se falar dessas existências, de olhá-las com profundo respeito, tomá-las nas mãos com carinho.

Ao longo do livro, Marcio Tavares d`Amaral discorre ainda sobre as sociedades globais em que nos organizamos e que nos fazem pensar nas terríveis injustiças, na pobreza, na desigualdade, nas levas de pessoas que não encontram mais o lugar-casa e vagam sem horizonte. Traz à tona também o terror que desfaz a segurança com que pensávamos nos envolver (e deixava fora meia humanidade) e as polarizações que interrompem a possibilidade de conversarmos e nos levam a considerar “os outros” intrinsecamente maus, inimigos, pessoas sem vocação para o diálogo. O autor chama atenção para o fato de que nossos atos têm efeito direto sobre o planeta que, por incúria, egoísmo e estupidez, estamos na rota de implodir. E nós, a humanidade, com ele.

Na live do dia 17 de novembro, Marcio Tavares d`Amaral, professor emérito da Escola de Comunicação da UFRJ, terá a companhia de Luiz Alberto Oliveira, cosmólogo, pesquisador e ex-curador do Museu do Amanhã, e de Fernanda Bruno, professora da ECO/UFRJ (onde é também pesquisadora no Programa de Estudos Avançados (Idea) e coordenadora do MidiaLab) e pesquisadora colaboradora do Surveillance Studies Center (Queens’s University, Canadá). A mediação será de Marcelo Jacques de Moraes, professor titular de Literatura Francesa da Faculdade de Letras e diretor da Editora UFRJ.

Compartilhe esta Publicação: