Editora UFV lança 5ª edição atualizada e ampliada de “Botânica Organografia”

Considerada uma referência para profissionais da área de botânica e amantes da natureza e da vida há quase 50 anos, a Editora UFV acaba de lançar a 5ª edição do livro “Botânica Organografia: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos”.
Novamente publicado pela editora, o livro teve sua primeira edição lançada em 1972 pelos professores aposentados da UFV, Waldomiro Nunes Vidal e Maria Rosária Rodrigues Vidal. Na versão atual, os autores ganharam a companhia do professor da UFV Cláudio Coelho de Paula, que também assina a obra – inteiramente revisada e atualizada, no que contaram com a contribuição das também professoras da UFV, Rita Maria de Carvalho-Okano e Ana Paula Santos Gonçalves, todos do Departamento de Biologia Vegetal.
Nesses 49 anos, o livro vem sendo utilizado, nos primeiros períodos, por estudantes de graduação – e, eventualmente, pós-graduação – em áreas como Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharias Ambiental e Florestal e quaisquer outras que requeiram maior entendimento sobre botânica. A publicação trata da organografia, ramo que investiga a morfologia externa de plantas, isto é, sua constituição estrutural mais visível: raiz, caule, folha, inflorescência, flor, fruto e semente. O problema é que isso tudo nem sempre está tão evidente a olhares leigos – e foi aí que a obra ganhou espaço.
Na década de 1960, o casal de pesquisadores cariocas Waldomiro e Maria Rosária Vidal lecionava botânica na UFV. Então cedida ao Colégio de Aplicação (Coluni) da universidade, a professora buscou um meio de tornar o assunto mais interessante para seus alunos: até então, os materiais didáticos não dispunham de ilustrações o bastante para lhes permitir identificar, de modo satisfatório, as plantas. Além disso, faltavam instruções sintéticas sobre essas estruturas, o que foi solucionado com a elaboração de quadros sinóticos – sinopses objetivas contendo dados acerca de cada componente.
Com isso, os pesquisadores inovaram de variadas maneiras. Primeiro, por reunirem anotações visando à elaboração de um conteúdo mais acessível aos alunos, o que ainda não havia à época. Além disso, eles mesmos produziram a maioria das ilustrações disponíveis na obra, privilegiando aquelas que podiam ser encontradas com maior frequência no campus da UFV e na região.
O livro já está disponível para compra no site da Editora UFV.