Edufba lança obra …

Edufba lança obra “QUALISalvador: Qualidade do Ambiente Urbano na Cidade da Bahia”

Edufba lança obra “QUALISalvador Qualidade do Ambiente Urbano na Cidade da Bahia”.png

Nesta terça-feira (14), às 19h, a Edufba promove no canal da editora no YouTube, o lançamento do livro “QUALISalvador: Qualidade do Ambiente Urbano na Cidade da Bahia”. Organizado por Elisabete Santos, Tânia Benevides, Patrícia Campos Borja, Luiz Roberto Santos Moraes, Nilce de Oliveira, Julio Cesar Pedrassoli, Joilson Souza, Cintia Mendes Gama e Fátima Fróes, o livro é fruto do projeto QUALISalvador, um esforço interinstitucional de pesquisadores de universidades públicas. O objetivo do grupo é refletir sobre a cidade da Bahia na escala intraurbana, no contexto de acirramento da crise urbano-ambiental e de desconstrução de conquistas da gestão democrática das cidades.

O estudo realizado e apresentado na obra fundamenta-se nos conceitos de qualidade urbano-ambiental, espoliação urbana, mais-valia fundiária e gentrificação – todos estes perpassados pelas dimensões de classe, raça e gênero. A obra fundamenta a reflexão desenvolvida no Índice de Qualidade Urbano-Ambiental de Salvador (IQUASalvador) e na vivência de professores, pesquisadores e alunos na cidade. O QUALISalvador revela uma situação de degradação urbano-ambiental, de profunda desigualdade intraurbana e exposição de parcela significativa da sua população a situações de risco, insegurança alimentar e insegurança pública.

A realização do trabalho de pesquisa apresentado no livro só foi possível pelo financiamento e apoio de instituições públicas, como a UFBA, UNEB, FAPESB e EMBASA. A obra está disponível para download gratuito no Repositório Institucional da UFBA e já acumula cerca de 1000 acessos.

Compartilhe esta Publicação: