Graciliano Ramos é …

Graciliano Ramos é homenageado pelo Governo de Alagoas no mês de março

graciliano-ramos-e-homenageado-pelo-governo-de-alagoas-no-mes-de-marco

Neste mês de março, o Governo do Estado de Alagoas organizou uma homenagem ao escritor alagoano Graciliano Ramos. O tributo contará com palestras, filmes e peças teatrais que acontecerão nos municípios de Maceió, Palmeira dos Índios, Viçosa e Quebrangulo. A programação de palestras, premières de filmes e peças se estende ao longo dos dias 20 e 24 de março, enquanto a exibição de filmes acontece até o dia 29 de março.

As palestras "Graciliano e a Literatura", com Ricardo de Medeiros Ramos Filho, e "Graciliano e o Cinema", com Ney Sant'Anna Pereira dos Santos, acontecem nos dias 20 e 21 de março nos municípios de Palmeira dos Índios e Maceió, respectivamente. A avant-première do curta “Um Ladrão” (adaptação de conto do "Livro Insônia"), de Nelson Pereira dos Santos, acontece no dia 20 de março, em Palmeira dos Índios, enquanto a sua première acontece em Maceió, no dia 21.

Já a peça "Graciliano, um Brasileiro Alagoano – Memórias de Heloísa", dirigida por Marco Antônio de Campos, fará apresentações em todos os quatro municípios contemplados pela homenagem. A primeira cidade a receber a peça será Palmeira dos Índios, no dia 21 de março; em seguida, o público maceioense poderá prestigiar a encenação no dia 22; no dia seguinte, 23 de março, a cidade de Viçosa receberá a peça; e, por fim, Quebrangulo será palco para a última apresentação do elenco formado pelos atores Paulo Poeta, Arilene de Castro e Chico de Assis.

A exibição dos filmes "Memórias do Cárcere", "Vidas Secas" e "São Bernardo" acontecerá tanto na Praça da Independência, em Palmeira dos Índios, nos dias 22, 23 e 24 de março, quanto no Cine Arte Pajuçara, de Maceió, nos dias 27, 28 e 29, sempre às 19h.

A programação faz parte da Agenda 200 anos, uma iniciativa do Governo do Estado que celebra os 200 anos da Emancipação Política de Alagoas. Para mais informações sobre o tributo a Graciliano Ramos, clique aqui.

Fonte: Superintendência do Arquivo Público de Alagoas

Compartilhe esta Publicação: