Lançamento da Editora …

Lançamento da Editora UFV atualiza discussões sobre nutrição na gestação

Lançamento da Editora UFV, “Cuidado nutricional na gestação e lactação” atualiza discussões e abordagens sobre o tema (2).png

Quais os principais desafios de profissionais e pesquisadores da nutrição humana relacionados aos períodos de gestação e lactação? A que, exatamente, nutricionistas devem estar mais atentos em cada etapa do desenvolvimento – desde a embriogênese até a infância –, de modo a oferecer, com base em evidências científicas atualizadas, as melhores condições para a saúde de mães, pais e filhos? Essas são algumas das principais questões presentes na obra “Cuidado nutricional na gestação e lactação”, que acaba de ser lançada pela Editora UFV.

Em seus treze capítulos, o livro traz referencial teórico completo e atualizado a respeito do assunto, oferecendo subsídios fundamentados para o aprendizado e o exercício da nutrição no grupo materno-infantil. A primeira seção enfoca a gestação e a lactação, ressaltando a caracterização dessas fases no ciclo da vida, bem como aspectos pertinentes ao cuidado nutricional e às atividades do nutricionista. Na segunda parte, o lactente centraliza as discussões, abordando quais são suas necessidades e demandas. Por fim, a terceira seção enfatiza as principais enfermidades que podem acometer esse grupo populacional, bem como peculiaridades de gestantes e lactentes com HIV/AIDS, alergias e intolerâncias alimentares.

O lançamento da publicação aconteceu durante o V Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição (Conan), quando ocorreu um café com as autoras do livro. A obra é organizada pelas pesquisadoras e professoras da Universidade Federal de Tocantins (UFT) Renata Junqueira Pereira – mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) – e Lúcia Helena Almeida Gratão, doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Confira outras informações no site da Editora UFV.

Compartilhe esta Publicação: