Lançamento da Editora …

Lançamento da Editora Unesp aprimora o debate a respeito da liberdade humana

Lançamento da Editora Unesp refina o debate a respeito da liberdade humana  (4).png

Num concurso promovido em 1839 pela Academia Norueguesa de Ciências, de Trondheim, foi posta em disputa a resposta a uma questão-título com a seguinte formulação: “Pode a liberdade da vontade humana ser demonstrada a partir da autoconsciência?”. Arthur Schopenhauer enviou anonimamente uma dissertação-resposta, com base na qual obteve o prêmio anunciado. É esta dissertação que a Editora Unesp acaba de publicar, “Sobre a liberdade da vontade”, traduzida para o português por Lucas Lazarini Valente e Eli Vagner Francisco Rodrigues.

No livro, Schopenhauer refina o debate a respeito da liberdade humana. A partir do autoquestionamento acerca das vontades, se esta surge de uma condição ou é independente e desvinculada daquilo que constitui a experiência, o autor chega às questões motivadoras: Pode o ser humano fazer o que quer? Será livre o próprio querer?

A obra, além de funcionar como um complemento ao pensamento do filósofo alemão, pode também ser lida como introdução ao pensamento de Schopenhauer. Dispensando a necessidade de qualquer tipo de pré-requisito, apresentam-se tanto elementos centrais de sua teoria do conhecimento quanto uma amostra daquilo que é a visão fundamental em sua interpretação do mundo, em sua metafísica.

O livro está disponível para compra no site da Editora Unesp.

Compartilhe esta Publicação: