Obra da Editora Unesp avança para a fase final do Prêmio Jabuti

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou na última quinta-feira (5), os cinco finalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti 2020, uma seleção do melhor da produção editorial brasileira, que vão à fase final da premiação. O livro "Viagem à América do Sul", publicado pela Editora Unesp e escrito pelo poeta chinês Ai Qing, avançou para a última etapa da edição do prêmio neste ano, na categoria Tradução, assinada por Fan Xing e Francisco Foot Hardman.
O livro acompanha, durante dois meses, um dos maiores poetas da literatura moderna da China, Ai Qing, que atravessou quatro continentes, dois oceanos e passou por uma dezena e meia de cidades rumo à América do Sul para o cinquentenário do poeta Pablo Neruda, de quem era amigo. Essa rica produção de poemas gerada a partir da travessia do extremo Oriente ao extremo Ocidente foi reunida pela primeira vez em português pela Editora Unesp, numa edição bilíngue traduzida direto dos originais chineses.
O conjunto de 21 poemas que compõe a obra é fruto de uma vasta pesquisa e checagem documental que não se restringiu apenas ao seu Diário de Viagem, mas alcança diversos periódicos, coletâneas e outras obras. Contempla, ainda, a passagem do poeta chinês pelo Brasil. Ele esteve no Rio de Janeiro, onde compôs belos exemplares de sua visão da capital carioca e do país, em três poemas bem acabados, e em Recife, de onde lança saudações a toda a América do Sul.
Os vencedores de cada uma das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano serão anunciados em cerimônia de premiação on-line, que será transmitida ao vivo nas redes sociais da CBL, no dia 26 de novembro de 2020.