Obras de associadas à ABEU são vencedoras em cinco categorias do 58º Prêmio Jabuti

No dia 11 de novembro, foram anunciados os vencedores do 58º Prêmio Jabuti 2016, o mais renomado prêmio de literatura do Brasil. Dentre as 81 obras vencedoras deste ano, 5 foram publicadas por quatro editoras universitárias associadas à ABEU, sendo três delas premiadas com o 1º lugar.
A Editora Unicamp foi vencedora nas categorias "Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática" e "Ciências Humanas", nas quais levou o 1º e 3º lugares, respectivamente, com as obras "Capitalismo e Colapso Ambiental", de Luiz Marques, e "Ancestrais e suas Sombras: Uma Etnografia da Chefia Kalapalo e seu Ritual Mortuário", de Antonio Guerreiro.
As editoras EdUFSCar e EdUFAL também foram premiadas com o 1º lugar. Na categoria "Comunicação", a EdUFSCar venceu com o título "Para Além do Código Digital. O Lugar do Jornalismo em um Mundo Interconectado", de Carlos Sandano, e na seção de "Psicologia, Psicanálise e Comportamento", a EdUFAL foi premiada pelo livro "Lacan Chinês: Poesia, Ideograma e Caligrafia Chinesa de uma Psicanálise", escrito por Cleyton Andrade.
Já na categoria "Educação e Pedagogia", a EDUC – Editora da PUC-SP / Fapesp levou a 3ª posição pelo livro "Juventude e Pensamento Conservador no Brasil", da autora Katya Mitsuko Zuquim Braghini. Além das vitórias que garantiram o troféu Jabuti a quatro editoras universitárias associadas à ABEU, a Associação já tinha motivos para comemorar desde a divulgação da lista de finalistas do Prêmio, no dia 21 de outubro, na qual, dentre as obras selecionadas, 28 são publicações de 15 editoras universitárias associadas à ABEU, que se classificaram em 13 das 27 categorias.
Os primeiros colocados de todas as categorias que compõem o Prêmio receberão o troféu Jabuti e R$ 3.500. Já os vencedores dos segundos e terceiros lugares serão premiados com o troféu. Na ocasião da entrega dos prêmios, que acontece no dia 24 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, também serão revelados os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – não Ficção, que serão contemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada.
Confira a lista das obras vencedoras publicados por associadas à ABEU em cada categoria:
Comunicação
1º Lugar
– Título: "Para Além do Código Digital: O Lugar do Jornalismo em um Mundo Interconectado"
– Autor: Carlos Sandano
– Editora: EdUFSCar
Psicologia, Psicanálise e Comportamento
1º Lugar
– Título: "Lacan Chinês: Poesia, Ideograma e Caligrafia Chinesa de uma Psicanálise"
– Autor: Cleyton Andrade
– Editora: Editora da Universidade Federal de Alagoas
Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática
1º Lugar
– Título: "Capitalismo e Colapso Ambiental"
– Autor: Luiz Marques
– Editora: Editora Unicamp
Ciências Humanas
3º Lugar
– Título: "Ancestrais e suas Sombras: Uma Etnografia da Chefia Kalapalo e seu Ritual Mortuário"
– Autor: Antonio Guerreiro
– Editora: Editora Unicamp
Educação e Pedagogia
3º Lugar
– Título: "Juventude e Pensamento Conservador no Brasil"
– Autora: Katya Mitsuko Zuquim Braghini
– Editora: EDUC – Editora da PUC-SP / Fapesp