Título da Editora Unesp trata da posição do campesinato na atualidade

Publicada pela Editora Unesp em coedição com a Editora da UFRGS, "Camponeses e a arte da agricultura" é uma tradução da obra escrita originalmente pelo sociólogo rural holandês Jan Douwe van der Ploeg. No livro, o autor defende a relevância da posição do campesinato na atualidade e reafirma a importância do camponês na busca de respostas para o futuro do campo.
O autor analisa experiências agrárias de vários países, explica o desenvolvimento dos camponeses ao longo dos séculos e afirma que esta figura não desaparecerá tão cedo, ao contrário do que muitos estudos afirmam. Para isso, Ploeg resgata os textos do agrônomo social russo Aleksandr Chayanov, do início do século XX, em busca de respostas atuais sobre o papel do camponês na engrenagem agrária.
O título integra a série Estudos Camponeses e Mudança Agrária, fruto de uma parceria entre a Editora Unesp, o Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, a Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL), a Coleção Vozes do Campo, a Editora da UFRGS e a Série Estudos Rurais, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
Fonte: Pluricom Comunicação Integrada