Voz do autor - Raquel Marques Carriço

Raquel Carriço é pesquisadora nas áreas de televisão, telenovelas e teorias da Comunicação, além de atuar com os temas dos estudos da Audiência e Recepção, Comunicação Persuasiva, Ética e Legislação Publicitária, Comunicação Integrada, Planejamento, Mídia. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe, com atuação no curso de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social. Publicitária, doutora pela Universidade Nova de Lisboa, e mestre pela Universidade Metodista de São Paulo, Coordena o curso de Publicidade e Propaganda (UFS) e o grupo de pesquisa RECEPCOM - Grupo de estudos da produção e recepção Ficcional.
1) Profª. Raquel, em seu mais recente livro, Telenovelas Brasileiras & Portuguesas, você pôde perceber se, comparativamente, os portugueses têm uma relação semelhante a dos brasileiros com a telenovela produzida localmente? Ou seja, são fenômenos equiparáveis, levando em conta que, no Brasil, a telenovela em geral pauta a conversa cotidiana, lança tendências da moda e está mais intimamente ligada ao comportamento da sociedade?
Não, porque eu só estudei a população portuguesa, não a brasileira. O que eu tenho por comparação são as telenovelas brasileiras e portuguesas em Portugal, como a audiência de lá entende as duas telenovelas e os motivos que os levam a assistir uma ou outra, ou ambas.
2) Em seu estudo, quais as principais diferenças notadas entre temas e estilos abordados pelas telenovelas portuguesas em comparação com as brasileiras?
Veja, no livro eu conto que as telenovelas são muito parecidas em sua abordagem, estrutura e estética, embora cada uma mantenha a relação de retratação da sua própria sociedade. O foco do estudo não está no estudo da teledramaturgia em si mas nos motivos que levam a audiência a se expor a elas.
3)Ainda em relação ao seu mais recente estudo: acredita que a telenovela, no Brasil, está perdendo o fôlego de outrora? Este formato ainda possui o poder de influenciar os costumes da sociedade brasileira?
Eu tenho uma opinião formada, mas não é de um estudo empírico produzido, pois meu estudo foi realizado em Portugal. Não só as telenovelas como toda a grade televisiva está perdendo o fôlego no alcance dos índices de audiência de outrora, com plataformas como as das mídias digitais , o consumo está se fragmentando, mas sem sombra de dúvidas as telenovelas ainda é o conteúdo televisivo mais influente de todos os tempos.