Novo livro da …

Novo livro da Editora UERJ reflete sobre populismo

3.png

Em busca de uma compreensão minuciosa das facetas múltiplas do populismo, Luca Manucci vem se dedicando a estudar o tema desde 2013. Essa iniciativa resultou em “Sobre o populismo – entrevistas com especialistas”, lançamento da EdUERJ, com tradução de João Marcos E.D. Souza.

O que caracteriza o fenômeno político conhecido por populismo? Muitos mencionariam a questão da retórica, apontando políticos que se evidenciaram por um discurso cujo entendimento é imediato e que emana soluções simplistas para questões complexas. Contudo, essa definição não abrange todos os ângulos necessários, como os diferentes perfis de atores que podem ser classificados como populistas ou aspectos relativos à história dessa linha política.

As reflexões propostas pelo livro englobam, entre outros, aspectos como as raízes fascistas do populismo, as características dos discursos da ultradireita, a relação dos populistas com a imprensa e mídias sociais e o desenvolvimento dos partidos políticos populistas na Europa e nos Estados Unidos. Em outro viés, o livro também trata da relação dessa tendência política com o nacionalismo e a questão da memória, sob a ótica populista, e sua relação com nostalgia de passados idílicos.

Para falar sobre esses tópicos, foram entrevistados trinta pesquisadores, de instituições de ensino provenientes da Holanda, Itália, Suíça, Bélgica, Áustria, Reino Unido, Turquia, França, Israel, Chile, Estados Unidos, Brasil e Canadá. Editor do livro, Luca Manucci é doutor pela Universidade de Zurique e é atualmente professor do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa.

A leitura permitirá distinguir, com maior desenvoltura, os políticos populistas daqueles que não os são. Além disso, a obra destrincha os motivos de o fenômeno ter se fortalecido no contexto mundial recente, com líderes como Donald Trump. E, apesar de o assunto ser bastante atual, Manucci ressalta que “o populismo carrega uma longa tradição que remonta – no mínimo – ao século XIX”. Os capítulos transitam na área da ciência política, mas também dialogam com outras disciplinas como história, estudos da mídia, sociologia, teoria política.

“Sobre o populismo – entrevistas com especialistas”está em sintonia com “A extrema direita hoje”, de Cas Mudde, e “Populismo e ressentimento em tempos neoliberais”, de Éric Fassin, ambos publicados pela EdUERJ.

Compartilhe esta Publicação: