Obra da Editora UFMG traz semelhanças entre ditaduras do Brasil e da Argentina

O mais novo livro da Editora UFMG, “As ditaduras argentina e brasileira em ação: violência repressiva e busca de consentimento”, organizado por Rodrigo Patto Sá Motta e Daniel Lvovich, será lançado no dia 17 de junho, às 11h, na Livraria Jenipapo, em Belo Horizonte. Trata-se de estudos inéditos sobre as distintas políticas e formas de intervenção pública das ditaduras da Argentina e do Brasil.
O título inaugura a série "América Latina: Histórias Conectadas”, fruto de uma década de parceria entre docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS). Todas as obras da série serão coeditadas pela Editora UFMG e pela Ediciones UNGS, com versões em português e em espanhol.
A coletânea é um experimento acadêmico original e ambicioso, com capítulos escritos em parceria entre autores brasileiros e argentinos, o que implicou desafios de natureza historiográfica, intelectual e cultural. O resultado são vários textos com riqueza de informações e análises densas que revelam semelhanças, diferenças e conexões entre as ditaduras que assolaram os dois países no passado recente.
Desde o século XIX, as histórias da Argentina e do Brasil se mostram intimamente conectadas, seja devido a processos similares de formação, seja porque, desde a independência, os países têm vivido conflitos sociais e políticos semelhantes. Tais conexões envolveram tensões e rivalidades entre os dois países que disputaram a posição de maior potência da América do Sul, mas igualmente foram marcadas por momentos de cooperação, especialmente nos campos político e econômico. A proposta deste livro é aprofundar o conhecimento sobre Argentina e Brasil, colocando em foco o crucial contexto histórico das ditaduras militares.
O lançamento do livro contará com sessão de autógrafos com os autores Rodrigo Patto, Miriam Hermeto, Samuel Oliveira, Carolina Dellamore e Gabriel Amato.