Retorno de eventos tem gerado mais vendas para editoras universitárias

Após mais de 2 anos de pandemia, o mercado livreiro retorna com força com os eventos presenciais, em busca de recuperar o tempo perdido. Ainda que iniciativas de feiras online tenham dado bons resultados e continuem acontecendo até hoje, os grandes eventos têm outras vantagens. Eles atraem um público engajado em leitura, proporcionam o contato do leitor com as obras e aumentam a possibilidade de divulgação dos títulos. As editoras universitárias já estão marcando presença nos eventos e vendo os resultados em suas vendas.
Em termos de proporção, a Bienal do Livro de São Paulo, que ocorreu até o último domingo, 10 de julho, é um dos maiores eventos livreiros, e serve de exemplo do alcance de público que proporciona. Para se ter uma ideia, a organização calculou que 660 mil pessoas passaram pelo Expo Center Norte, onde ocorre a Bienal. As 35 editoras que integraram o stand coletivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) viram estoques de alguns livros esgotarem durante os dias do evento. Em todo o stand, até a o último dia, foram comercializados 2.805 exemplares, totalizando R$74.824,575 de faturamento.
Para Rita Virginia Argollo, presidente da ABEU, “o que vimos na Bienal mostra bem como havia uma demanda represada, após anos de pandemia. Os leitores agora estão podendo ver os livros de perto, trocar informações com vendedores, se sentindo mais propensos a comprar em maior volume”. Aproveitando justamente esse maior engajamento do público, a ABEU estará presente também na Bienal do Livro da Bahia, de 10 a 15 de novembro, em Salvador, além de outras feiras e eventos literários e científicos, que a Associação julga como espaços importantes para a difusão da produção das editoras universitárias.