Retrospectiva 2022: 8º Prêmio ABEU foi marcado por homenagens

Na noite de 18 de novembro, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias divulgou os livros vencedores do 8º Prêmio ABEU, assim como as obras que ficaram em 2º e 3º lugar, e que receberam menções honrosas nas 8 categorias da premiação. A cerimônia voltou a ocorrer presencialmente após dois anos, por conta da pandemia, e aconteceu no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo (SP).
Este ano, a premiação celebrou a diversidade da produção acadêmica e científica nacional. Foram reconhecidos com o 1º lugar livros de editoras de 4 das 5 macrorregiões do país, reforçando a qualidade das pesquisas e produtos editoriais feitos em todo o Brasil. A emoção deu o tom do discurso dos vencedores da noite. Muitos autores e pesquisadores destacaram os anos de arrocho e dificuldade pelos quais passaram as universidades brasileiras. O reconhecimento concedido pelo Prêmio ABEU fez com que grande parte dos ganhadores salientasse a importância das editoras universitárias em viabilizar a publicização de estudos e pesquisas tão relevantes para o país.
Durante o evento também foi lançado um livro editado pela ABEU: “Editoras Universitárias: Desafios contemporâneos”, organizado pela presidente da ABEU, Rita Virginia Argollo, e pela ex-diretora da Edufba e também ex-integrante da diretoria da Associação, Flávia Rosa. A obra foi entregue a todos os presentes ao final da cerimônia e será disponibilizada para download gratuito no site da ABEU.
Homenagens
O evento foi também de reconhecimento para figuras de destaque do âmbito editorial universitário. João Canossa, ex-presidente da ABEU e diretor da Editora Fiocruz, entregou a Comenda do Mérito da ABEU a Carlos Alberto Gianotti, que também já integrou a diretoria da Associação, foi fundador e diretor da Editora Unisinos e idealizador do Prêmio ABEU. A honraria é concedida àqueles e àquelas que prestaram importantes serviços ao mercado editorial universitário. Rita Virginia Argollo, por sua vez, entregou a Comenda do Mérito da ABEU a Marcelo Di Renzo, ex-presidente e ex-vice-presidente da ABEU.
Ao final, a cerimônia marcou uma nova oportunidade para todos da cadeia produtiva do livro universitário celebrarem e recordarem a relevância do trabalho feito em tantas editoras.