Retrospectiva 2022: ABEU …

Retrospectiva 2022: ABEU leva editoras universitárias a diversos eventos

ABEU Feiras e Eventos.png

Com o arrefecimento do quadro de emergência sanitária causado pela pandemia, 2022 pôde ver novamente eventos e feiras acontecendo de forma presencial. Assim, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias também conseguiu voltar a comparecer a esses eventos do mercado editorial.

Confira alguns dos principais acontecimentos que contaram com a presença da ABEU este ano:

- Entre 2 e 8 de maio aconteceu virtualmente, com o apoio da ABEU, a IV Feira do Livro da Unesp. Foram comercializados milhares de livros dos mais variados gêneros: literatura infantil, juvenil, clássica e contemporânea, além acadêmicos e profissionais, religiosos, entre outros. Todas as obras com, no mínimo, 50% de desconto sobre o valor de capa. Além disso, a Feira contou com um cardápio cultural diversificado.

- De 02 a 10 de julho aconteceu a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Expo Center Norte. A ABEU esteve lá em um estande coletivo que comportava 35 de suas associadas. Em termos de proporção, o evento foi um dos maiores do mercado livreiro no ano e contou com cerca de 660 mil visitantes. As 35 editoras que integraram o espaço da ABEU viram estoques de alguns livros esgotarem durante os dias do evento. Em todo o estande, até a o último dia, foram comercializados 2.805 exemplares, totalizando R$74.824,575 de faturamento.

- A XX Feira do Livro Editora UFPR e 41ª Semana Literária Sesc aconteceram de 12 a 17 de setembro em Curitiba (PR), na Praça Santos Andrade. Os eventos foram híbridos e contaram também com promoções através do site. No estande coletivo da ABEU e em outros espaços da feira, os leitores puderam comprar livros com no mínimo 20% de desconto. Com o tema “Territórios Imaginários: vozes em trânsito”, o evento contou com diversos autores, escritores, jornalistas, pensadores, artistas e professores para participarem de debates, mesas-redondas, exposições, lançamentos de livros, palestras, sessão de autógrafos, oficinas e apresentações artísticas.

- Em novembro, entre os dias 9 e 12, a ABEU também esteve na 24ª Festa do Livro da USP. Após dois anos, o evento voltou ao formato presencial e ocorreu no campus Butantã da USP, em São Paulo (SP). O estande coletivo da ABEU teve a participação de 6 de suas associadas: Editora UEPG, EdUERJ, Editora UFRJ, EDUFBA, PUCPRESS e Unaspress.

- Ainda no mês de novembro, de 10 a 15, aconteceu a Bienal do Livro da Bahia, no Centro de Exposições de Salvador. O estande da ABEU contou com a presença de muitas editoras, principalmente nordestinas, e foi espaço para o lançamento de títulos da Editus - Editora da UESC, da Eduneb e da UEFS Editora.

- Já de 26 de novembro a 04 de dezembro aconteceu a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Em seu âmbito, nos dias 28 e 29 de novembro, foi promovido o X Foro Internacional de Edición Universitaria y Académica. O encontro é uma iniciativa da EULAC (Associação de Editoras Universitárias da América Latina e do Caribe), e o Brasil esteve representado em duas mesas-redondas. No debate “El propósito del libro académico” participou João Canossa, diretor da Editora Fiocruz e também diretor de Eventos da ABEU. Já no painel “Los escaparates del libro” esteve presente Amanda Ramalho, Coordenadora do projeto SciELO Livros. Na ocasião eles discutiram, entre outros temas, acesso ao livro universitário e a digitalização de obras.

Compartilhe esta Publicação: