“Santo Amaro: arquitetura e espaços livres” é lançado pela Editora Mackenzie

A Editora Mackenzie lança, em 11 de setembro, às 14h, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a obra “Santo Amaro: arquitetura e espaços livres”, das professoras da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Luciana Monzillo de Oliveira e Maria Augusta Justi Pisani.
Ricamente ilustrado com imagens, fotografias, mapas e plantas, as autoras apresentam aos leitores um panorama histórico do tradicional bairro da zona sul de São Paulo, que, entre os séculos XVI e XXI, passou de uma antiga aldeia a um município autônomo, em 1832, até sua anexação como distrito da cidade, em 1935. Baseado em três eixos principais: paisagem cultural e a morfologia urbana, a qualidade dos espaços públicos urbanos para pedestres e o patrimônio cultural edificado e paisagístico, o livro insere Santo Amaro em um roteiro turístico que mistura passeios pelos diferentes espaços livres da região e os edifícios que contemplam a história e a modernidade de um dos polos de atração mais vibrantes da metrópole.
Multidisciplinar, a obra destina-se a pesquisadores, professores, estudantes, santamarenses “botinas amarelas” e interessados em aprofundar os conhecimentos relacionados ao patrimônio cultural, arquitetônico e paisagístico, como arquitetos, urbanistas, turismólogos, engenheiros civis, geógrafos e historiadores. O livro estará disponível no estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), na posição G73, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e pelo site da Editora.